terça-feira, 3 de maio de 2011

Xangri-lá, a terra dos sonhos do SuperSurf 2011!

A cidade gaúcha de Xangri-Lá vai estrear no calendário do Circuito Mundial de Surfe Profissional com o SuperSurf Internacional nesta semana. A etapa do ASP World 5-Star promovida pela Editora Abril, começa nesta terça-feira na praia de Atlântida com o limite máximo de 128 participantes praticamente esgotado. Só restam seis vagas para completar o quadro das dezesseis baterias da primeira fase.

A previsão de início da competição é para as 8 horas da terça-feira na enorme arena do SuperSurf Internacional 2011 instalada na Plataforma de Atlântida. Até domingo será distribuída uma premiação de 120.000 dólares, com o vencedor marcando 2.000 pontos no ranking mundial da ASP e no Sul-americano da ASP South America.

O Rio Grande do Sul não recebia uma competição internacional desde 2004 e o apoio da Prefeitura Municipal de Xangri-Lá foi decisivo para acabar com esta lacuna. A Federação Gaúcha de Surf e a Associação de Surf da Plataforma de Atlântida também trabalharam forte para que o SuperSurf Internacional confirmasse sua primeira etapa deste ano no estado.

A maioria dos 122 surfistas já escalados nas duas rodadas iniciais da competição é do Brasil. Mas, representantes de outros sete países também vão participar da estréia de Xangri-Lá no Circuito Mundial. Dois deles vêm de lugares sem qualquer tradição no esporte, Emin Cihan Akca da Turquia e Orcun Kavusturan da Tunisia.

O turco vai disputar a primeira bateria do SuperSurf Internacional 2011 na terça-feira, com os brasileiros Patrick Tamberg e Vicente Romero. E o surfista da Tunísia estréia no nono confronto da primeira fase com o cearense Michel Roque e o paraibano Samuel Igo. Os outros estrangeiros na primeira fase são o argentino Santiago Muniz e o norte-americano Johnny Norris, na sétima e na 14.a baterias, respectivamente.

CABEÇAS DE CHAVE - Os demais fazem parte da lista dos cabeças de chave que só entram na segunda fase. São eles: Chris Waring dos Estados Unidos, Vincent Duvignac da França, Eduardo Fernandes de Portugal, Leandro Usuña da Argentina e Manuel Selman do Chile. Também integram esta relação seis brasileiros que já defenderam o país no ASP World Tour, como o gaúcho Rodrigo Dornelles, o catarinense Marco Polo, o cabofriense Victor Ribas, o pernambucano Paulo Moura e os paranaenses Peterson Rosa e Jihad Kohdr.

O SuperSurf Internacional em Xangri-Lá também marca a abertura da “perna sul-americana de meio de ano” do ASP South America Surf Series 2011. O circuito formado pelas etapas realizadas na América do Sul, define o campeão sul-americano profissional da temporada. Esta sequência só termina em junho e terá mais duas provas no Brasil, ambas estreando no ASP World Prime com premiação de 250.000 dólares valendo 6.500 pontos.

ASP WORLD PRIME – Elas acontecem logo após a etapa brasileira do ASP World Tour, o Billabong Rio Pro, cujo prazo vai do dia 11 a 22 de maio na capital carioca. Ainda no Rio de Janeiro, a Coca Cola apresenta Oakley Saquarema Prime nos dias 24 a 29 de maio na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos. Depois, a perna sul-americana volta ao Sul do país para o SuperSurf Internacional Prime na Praia da Vila, de 31 de maio a 05 de junho em Imbituba, Santa Catarina.

Para fechar a série de eventos do meio do ano, um desafio nas grandes ondas de El Gringo, no Chile. O África Pro Challenge, etapa do ASP World 3-Star, será realizado nos dias 15 a 19 de junho em Arica. O ASP South America Surf Series 2011 depois volta com a “perna brasileira de fim de ano”, com quatro etapas do ASP 6-Star no mês de outubro. Elas vão definir o campeão sul-americano profissional e distribuir valiosos pontos na corrida por vagas para o ASP World Tour na reta final da temporada.

CALENDÁRIO DAS PRÓXIMAS ETAPAS DA ASP NA AMÉRICA DO SUL:

Mai 03-08 – ASP 5-Star – SuperSurf Internacional na Plataforma de Atlântida, em Xangri-Lá (RS)
Mai 11-22 – ASP World Tour – Billabong Rio Pro na Barra da Tijuca e Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)
Mai 24-29 – ASP Prime – Coca Cola apresenta Oakley Saquarema Prime na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)
Mai 31-05 – ASP Prime – SuperSurf Internacional Prime na Praia da Vila, em Imbituba (SC)
Jun 15-19 – ASP 3-Star – Arica Pro Challenge em El Gringo, Arica – CHILE
Jul 26-31 – ASP Master - SuperSurf ASP World Master Championship na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
Set 27-02 – ASP 6-Star – Florianópolis Surf International na Praia Mole, Florianópolis (SC)
Out 04-09 – ASP 6-Star – Itajaí Pro na Praia Brava, em Itajaí (SC)
Out 11-16 – ASP 6-Star – SuperSurf Internacional em praia a ser definida no litoral de São Paulo (SP)
Out 18-23 – ASP 6-Star – Rio Surf Pro International na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)
Out 24-04 – ASP Pro Junior - Arnette ASP World Junior Championship na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)

João Carvalho- Assessoria de Imprensa da ASP South America - joao@aspsouthamerica.com.br

FONTE: Ubatubasurfcam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...