segunda-feira, 30 de maio de 2011

Filipe Toledo sagra-se campeão mundial Mirim de 2011

Atleta vence, em grandes ondas no Peru, a disputa abaixo dos dezesseis anos na edição 2011 do ISA Júnior

O ubatubense Filipe Toledo havia sido o primeiro surfista brasileiro a garantir vaga no quarteto Mirim (Sub-16) ao ISA Mundial Júnior 2011, encerrado neste sábado no Peru com sua vitória em sensacional virada no último minuto da final em grandes ondas de até dez pés (acima de 3m) na praia peruana de Caballeros. 

Em Señoritas e Caballeros, praias vizinhas em Punta Hermosa, o Peru sediou a maior, em tamanho de ondas e número de participantes, das nove edições realizadas desde 2003, esta do Peru a de primeira vitória brasileira entre os surfistas de máximo dezesseis anos, no Brasil chamada Mirim. 

"Eu estava sonhando com isso e eu consegui, é simplesmente inacreditável! Eu quero agradecer todos da seleção brasileira ,ao meu pai que me ensinou a surfar e todo mundo que me apóia" afirmou um emocionado Filipe antes de finalizar "Foi uma final difícil, mas eu consegui!" 

Filipe perdeu a chance de antecipar a ponta da disputa quando caiu na sua terceira onda, e ainda ouviu o peruano Joaquim Del Castilho empatar em 11,22 pontos com o sul-africano Dylan Lightfoot, que permaneceu liderando pelo critério de desempate até que, no último minuto, Filipinho surfou de forma segura e ainda finalizou com um arriscada manobra aéreo reverse para ultrapassar em cinco centésimos aos 6,03 que precisava e atingir os 11,28 que lhe valeram o inédito título que nenhum brasileiro ainda conquistara. 

A delegação brasileira praticamente fez um novo desfile e a bandeira nacional era o diferencial que identificou à mesma no domingo em que chegaram ele e o júnior Sidney Guimarães, que chegando pela repescagem parou na oitava fase. 

Filipe é um talento de segunda geração, filho do bicampeão brasileiro de surf profissional Ricardo Toledo, seu irmão Matheus é o atual campeão paulista de surf, e ele mesmo já tem no currículo dois títulos nacionais, foi o melhor da Iniciante em 2008 e e, na temporada passada, o melhor da Júnior. A Sub-18, na qual ele vai em busca de disputar ao ISA World Júnior Surfing Championship ano que vem, na busca do Brasil chegar nela ao quinto título e tentar seu segundo por seleção. 

O Peru conquistou títulos duplamente neste sábado, com Cristobal de Col vencendo para confirmar sua seleção campeã em casa, e tendo quatro finalistas entre os totais doze, ausente apenas do quarteto da Júnior Feminina, esta com a francesa Cannelle Bulard, vinda da repescagem a exemplo de Cristobal, levando á melhor em uma disputa feminina que foi , em todas as baterias, de alto nível em altas ondas e registrando, no meio da semana, aos recordes 18,94 pontos de média, marca imbatível da capixaba e atual campeã brasileira Júnior Bárbara Segatto, que também permanece Sub-18 no próximo ano. 

Filipe tratou com intimidade as ondas de Punta Hermosa, especialmente as de Caballeros, onde no torneio foi recordista de nota com 9,8 (Em dez pontos possíveis) e surfou como se estivesse em Itamambuca, sua praia em Ubatuba, uma das mais tradicionais do surf em seu estado e no Brasil. 

Certamente contribuiu para á vitória do carismático Filipinho seu talento e histórico de investimento em competições e treinos no Brasil e no mundo, sendo essa sua quinta estada no Peru, uma delas ano passado para precoce participação nos Jogos Mundiais de Surf. 

Desta vez ele, integrando a mais jovem das seleções da CBS, comemorou com muita vibração ainda na finalização da onda da vitória, a que lhe sagrou o melhor mirim do mundo e confirmou um trabalho de base bem feito, daqueles que levam a bandeira do Brasil, e seu hino, ao lugar mais alto do surf. 

Mirim

1º - Filipe Toledo 11,28 Brasil
2º - Joaquim Dell Castillo 11,22 Peru
3º - David Van Zyl 11,22 África do Sul
4º - Juninho Urcia 3,04 Peru

Júnior 

1º - Cristobal del Col 14.36 Peru
2º - Vasco Ribeiro 11,44 Portugal
3º - David Brand 11,06 África do Sul
4º - Miguel Tudela 8.04 Peru

Júnior Feminina 

1º - Cannele Bulard 13.86 França
2º - Bianca Buitendag 10,16 África do Sul
3º - Nikki Van Dijk 10,00 Austrália
4º - Codie Klein 3.88 Austrália

Seleções

1º - Peru 
2º - África do Sul
3º - Austrália
4º - Havaí *
7º - Brasil

* Embora seja estado norte-americano o Havaí disputa no Surf com sua própria seleção.

Fonte:Rico surf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...