segunda-feira, 9 de maio de 2011

Com manobra aniquiladora, Nyjah Huston triunfa na Street League

Crédito da imagem: Divulgação Street League Skateboarding

O campeão da Street League 2010 Nyjah Huston triunfou com folga na primeira parada da temporada de 2011, que aconteceu nesse final de semana em Seattle, EUA. Mas a margem de 26,5 pontos para o segundo lugar, Shane O`Neill, não foi fácil. Todos os skatistas da final andaram pesado e só valorizaram ainda mais a vitória impecável de Nyjah. 

Já com o primeiro lugar garantido com antecipação, na última tentativa Nyjah foi para o corrimão e não economizou. Empolgou todo mundo com um impressionante backside ollie 270 to frontside nosebluntslide perfeito. A manobra recebeu a maior nota já alcançada na Street League: 9.9 pontos. 

A participação de Nyjah na Liga surgiu de última hora em 2010. Ele não era um skatista convidado, até que na última semana, o inglês Geoff Rowley desistiu e o criador da SLS, Rob Dyrdek, fez a proposta para Nyjah, que nunca havia vencido uma competição profissional. O skatista estava sempre no pódio dos X Games, Dew Tour, Maloof Money Cup e Tampa Pro, mas ainda não tinha alcançado o degrau mais alto. Mas logo na primeira etapa de 2010 o norte-americano ganhou. Ele ainda fez uma campanha muito boa que lhe rendeu o título de campeão da Street League Skateboarding 2010. 

Com essa conquista em Seattle Nyjah ganhou 150 mil dólares e saiu na frente rumo ao bicampeonato, que nesse ano vale um bônus de 200 mil para o campeão. A premiação total oferecida entre as quatro competições é de 1,6 milhão dólares.
Crédito da imagem: Divulgação/Street League Skateboarding   

Em 2010 a competição era dividida em quatro seções. Esse ano ela foi resumida para três: a parte técnica para os skatistas mostrarem habilidade e criatividade, a seção de linha, com três obstáculos onde duas são pontuadas, e a grande, com escadas, hubbas e corrimãos, para manobras de impacto. 

Seguindo uma ordem os skatistas tiveram sete tentativas cada um, onde todas contam, inclusive os erros. Se ele não conclui a manobra, pontua zero. Se ele acerta desequilibrando ou sem estilo, a nota pode ser muito baixa, até próxima de zero. Os juízes trabalharam com o sistema criado especialmente para a competição, batizada de ISX. Logo que as rodas aterrissam no solo as notas são computadas e aparecem na tela da TV e no telão do ginásio. 

Na primeira temporada os resultados foram muito interessantes. Julgar skate sempre foi uma dificuldade enorme e nesse formato pareceu justo. Mas para 2011 algumas atualizações foram feitas no sistema, e, por exemplo, quando o skatista acerta uma manobra na primeira tentativa vale mais pontos do que se ele erra e tenta de novo. Além de acumular uma nota zero a manobra não tem tanto valor. Um fator que fez bastante diferença foi o critério para manobras de risco. Os juízes e o sistema reconhecem a diferença de uma manobra simples e uma manobra complexa. Isso valorizou skatistas ousados como Shane O`Neill, Torey Pudwill e o próprio Nyjah Huston. 

Outras duas novidades interessantes foi a qualificação de um décimo skatista para a final e a eliminação de dois skatistas por seção. 

Os skatistas da 10ª até 15ª colocação da eliminatória contaram com uma última chance para ganhar uma vaga. Eles tiveram a pista toda para tentar cinco manobras e a maior pontuada foi o perfeito switch bigheel descendo a escada do Billy Marks. 

Na fase final, dois skatistas eram eliminados na seção técnica e na linha. Justo na técnica, um dos mais técnicos da atualidade ficou pelo caminho: Paul Rodriguez. Ele e Mike Taylor não acertaram manobras cotidianas. Na parte das linhas, quem saiu fora foi Mike Mo e Billy Marks. Diferente da eliminatória, onde os skatistas tinham sete tentativas em cada seção, na final eles tiveram cinco e apenas na parte final eram sete. Ou seja, quando os seis skatistas remanescentes já estavam cansados, tinham que encarar manobras de impacto. 

O principal objetivo do evento, é o sonho de Rob Dyrdek de transformar a Street League Skateboarding num espetáculo como jogos da NBA, NLF e todos grandes esportes. O formato valoriza o skate individual de cada skatista e faz com que o público, principalmente os leigos, entendam o que está acontecendo na área de competição. E não restam dúvidas que quem andou mais nesse domingo foi o jovem Nyjah Huston.

Resultado final

1° Nyjah Huston
2° Shane O'Neill
3° Chaz Ortiz
4° Ryan Sheckler
5° Torey Pudwill
6° Chris Cole
7° Billy Marks
8° Mike Mo Capaldi
9° Mikey Taylor
10° Paul Rodriguez

Fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...