sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Planeta Esporte: Um ideal de vida

Luara Diamante pratica surfe por amor ao esporte; paixão começou dentro da família

O pai e o irmão já eram surfistas. Aí, já foi meio caminho andado para Luara Diamante Munholi, 24 anos, de São José dos Campos, seguir os mesmos passos. E olha que ela mora em uma cidade que não tem praia e ainda trabalha em São Paulo, outro lugar que também fica longe do mar.

O dia a dia desta engenheira ambiental é corrido, mas ela sempre encontra um tempinho para estar no litoral e treinar sobre a prancha e desafiar as ondas do mar.

"Não é meu foco ser uma surfista profissional. Hoje em dia, é muito difícil viver do esporte. Assim, optei pelo surfe como um hobby, que vou levar para o resto da minha vida", disse a realista Luara, que disputa durante o ano vários campeonatos amadores, principalmente os de surfe universitário.

Diversão.

Aliás, neste final de semana ela está em Ubatuba, onde disputa a terceira etapa do Circuito Paulista de Surfe Universitário. "É uma competição muito divertida, pois há uma grande interação entre os alunos e formandos de universidades de todo Estado", afirmou a atleta da região.

A competição acontece na praia de Itamambuca, local onde ela tem uma casa e onde está quase todo final de semana. "Isso acaba facilitando, pois posso treinar sem custo com hospedagem", disse Luara Diamante, que há nove anos trocou as aulas de jazz e balé pela prancha de surfe.

Agora, se divide entre o trabalho, que é seu 'ganha-pão', as aulas de inglês, academia de ginástica e as 'fugidinhas' para o Litoral Norte, onde se realiza fazendo o que gosta.
"Ao longo do tempo, foi treinando, praticando e me aprimorando. No ano passado, cheguei a treinar junto com nomes renomados em Ubatuba, como a Suellen Naraisa (atual campeã brasileira)", disse.

Momento marcante.

Nesses anos de surfe, Luara lembra com carinho do dia em que pôde conhecer Fernando de Noronha, em 2008. "Ganhei uma viagem da Red Bull, pude conhecer aquele lugar lindo e estar ao lado de grandes surfistas como o Adriano de Souza e o Mineirinho", afirmou Luara que, claro, aproveitou para conhecer as ondas de lá.

Susto.


Embora tenha só lembranças boas do surfe, Luara Diamante também já passou alguns sufocos no mar.

"Uma vez, com uma onda de um metro e meio e muito forte, a corda da prancha arrebentou e quase a perdi. Tive que sair nadando atrás dela", disse a atleta joseense, que compete com os maiôs da grife de uma outra campeã: a nadadora joseense Fabíola Molina.

"A Vinac Consórcio e lojas como a Sunpeak também me apóiam no custeio de algumas viagens", afirmou.

Fonte: O Vale - Marcos Eduardo Carvalho / Foto: Sérgio Petroni/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...