terça-feira, 19 de julho de 2011

Carissa Moore, a mais nova campeã mundial da história

A havaiana de 18 anos Carissa Moore fez história no Roxy Pro Biarritzs, na França, se consagrando por antecipação a mais nova campeã mundial de surf da ASP. Com uma temporada brilhante, Carissa participou de todas as finais do circuito mundial deste ano. A havaina venceu três delas e ficou com o vice por outras três para levar a taça. Desde 1981 o Havaí não tinha uma campeã mundial. Margo Oberg foi a última da história havaiana, e também a primeira mulher a ganhar um título da ASP, em 1977.

“Eu não estou sentido nada no momento, e só estou muito feliz”, disse Carissa. “Foi muito estressante assistir essa última bateria, eu estava tentado desencanar e ouvir só minhas músicas. É meio estranho vencer na praia. Eu sempre imaginei ser campeã dentro da água, vencendo uma final, ou uma bateria, mas estou muito feliz. Eu sempre sonhei com isso desde que eu era uma garotinha, e estar aqui agora e ser a campeã do mundo é muito louco”, disse a campeã. Carissa não tinha começado bem a competição. Pressionada, a surfista perdeu sua bateria de estreia caindo para repescagem. Mas recuperou-se e no round seguinte acabou perdendo novamente.

Na repescagem, Carissa teve que lutar por uma vaga para as quartas de final contra Tyler Wright, o que fez com maestria somando 15,94 pontos contra os 7,97 da australiana. À essa altura, a outra única matematicamente concorrente ao título, Sally Fitzgibbons já estava classificada para as quartas.

Nas quartas, Carissa passou pela estreante Courtney Conlogue, que vinha surfando muito bem no campeonato. Mostrando que havia recuperado sua habilidade. Nesta fase a havaiana marcou a maior somatória do evento, 17,34 pontos. Sally passou pela campeã mundial Sofia Mulanovich. Estavam aí as duas classificadas para as semis e ambas com chances ao título.

Veio o round decisivo. Para Sally levar a briga para a próxima etapa, ela deveria vencer o campeonato, pois 
Carissa passou por Pauline Ado e já estava garantida na final, portanto com a 2ª colocação. Sally disputou a segunda bateria da semi contra Stephanie Gilmore. Toda a motivação para vencer não foi suficiente para parar a tetra campeã mundial que parece ter reencontrado o caminho da vitória. Sally foi segurada pelos 15,30 pontos de Steph, contra seus 12,67. Com Sally fora, o título vai para as mãos de Carissa, a mais nova campeã mundial da história do surf feminino.

A final será realizada em breve. No momento as meninas do longboard disputam o round 2. Stephanie Gilmore não irá facilitar a comemoração de Carissa.

Carissa surfou forte e marcou a maior somatória do evento. | Crédito da imagem: BonnarmeAquashot/ASP

Desempenho Brasileiro 

Silvana Lima começou o campeonato muito bem. Passou pelos primeiros rounds sem cair para nenhuma repescagem. Vencendo duas baterias já estava nas quartas de final, e era dona de uma das maiores somatórias do evento. Mas nas quartas não deu para a brasileira.

Silvana perdeu para a dona da casa Pauline Ado, por uma diferença mínima de somatória: 11,50 contra 11,23. A francesa Pauline Ado eliminou a brasileira Silvana Lima da disputa, nas quartas de final.

Crédito da imagem: BonnarmeAquashot

RESULTADO DO ROXY PRO BIARRITZ

Final
Stephanie Gilmore (17.27) X Carissa Moore (15.50)

Semi Finais
Bateria 1: Pauline Ado (12.67) X Carissa Moore (15.30)
Bateria 2: Sally Fitzgibbons (12.67) Stephanie Gilmore (15.30)

Quartas de Final
Bateria 1: Silvana Lima (11.23) X Pauline Ado (11.50)
Bateria 2: Courtney Conlogue (12.50) X Carissa Moore (17.43)
Bateria 3: Sally Fitzgibbons (14.37) X Sofia Mulanovich (9.67)
Bateria 4: Stephanie Gilmore (16.30) X Coco Ho (15.87) 

Crédito da imagem: BonnarmeAquashot/ASP

Fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...