terça-feira, 14 de junho de 2011

Exclusivo Gabriel Medina: 'Até eu me surpreendi'

“Vou deixar rolar, espero que dê tudo certo”, essa é a frase mais proferida pelo jovem surfista Gabriel Medina em entrevistas. E foi assim, deixando rolar e dando tudo certo que o tímido garoto protagonizou uma das mais brilhantes performances em um campeonato da ASP no Brasil.

Traduzindo em miúdos, ou melhor, em números, Medina dominou o dia final do SuperSurf Internacional PRIME, na Praia da Vila, em Imbituba. Das três notas 10 computadas durante todo o evento, duas foram dele, sendo uma delas, um dez unânime no aéreo reverso para liquidar Tom Whitaker na final. A quarta, a quinta e a sexta maior nota da competição também foram de Gabriel, um 9.87 nas semis, um 9.73 nas quartas e outro 9.73 nas semis novamente. Não satisfeito com as estatísticas, ele ainda computou as três maiores somatórias de todas as disputas.

Outro fenômeno da nova geração brasileira tirou um 9.57 para ficar com a sétima mais alta nota do SuperSurf Prime. Mas em seguida Gabriel volta à lista com a oitava, nona e decima. Ufa, precisa de mais para provar o desempenho do menino?

Acho que não, né. E o melhor é que não dá para dizer que foram somente os aéreos progressivos que salvaram a pele do surfista, em ondas que não proporcionavam muito. Foi absolutamente o contrário. As ondas estavam grandes, pesadas e abrindo tudo. Gabriel deu batidas onde tinha que dar, mandou rasgadas muito estilosas e, sim, mandou aéreos em locais extremamente críticos. Com esse show, o resultado não poderia ser diferente. O surfista das ondas pesadas de Maresias, no litoral paulista, agora está na 27ª posição do ranking unificado. Se essa realidade se mantiver até o próximo corte da ASP, ele será o mais novo integrante brasileiro do tour mundial. Mas a respeito disso, Gabriel prefere ainda não pensar muito.

Na segunda-feira (06), o campeão fez uma passagem rápida nos estúdios dos Canais ESPN para participar do Ação e Aventura, na rádio Estadão ESPN, e do Planeta EXPN. Entre uma gravação e outra, pude conversar com ele, que disse também ter ficado bastante surpreso com seu desempenho no último domingo. 

Veja o que Gabriel, apesar da timidez e das poucas palavras, disse: “ Não consegui acreditar no que eu fiz!”
 ........Gabriel Medina referindo-se a final

Quando você viu os vídeos do ultimo dia de competição do SuperSurf, até você se surpreendeu com a qualidade do seu surf, ou aquilo já era o que você esperava, o que tinha programado?

Com certeza, eu me surpreendi. O mar tinha um tamanho e eu consegui fazer aqueles aéreos… não consegui acreditar no que eu fiz. Não sei, foi dando tudo certo, o mar estava legal, minha prancha estava boa, a vibe estava boa, minha família estava lá, então, estava tudo certo.

Tom Whitaker cumprimenta Medina - Foto: Levy  Paiva / ESPN
O que esta vitória representou para você, já que com ela você se encontra (por enquanto) entre os 32 surfistas da elite mundial? 

Foi uma vitória importante. Ontem eu estava abaixo dos top 32, e hoje eu acordei no 27º lugar. Então foi muito importante. Foi na hora certa e agora preciso buscar mais alguns resultados, espero que dê tudo certo.

Você já competiu em algumas etapas do WT e enfrentou os tops do tour, como Mick Fanning. Caso você entre mesmo no circuito, estando lá dentro você acha que sua abordagem será diferente para enfrentá-los? 

Não sei. Não estou pensando ainda lá, mas... eu vou deixar rolar, espero que dê tudo certo. Quero muito entrar no WT… estou preparado, acho.

Quais são os lugares que você está mais afim de competir no tour? 

Tem a Gold (Coast, na Austrália), que é uma direita perfeita que eu quero muito competir… e … isso é para o ano que vem, não sei se vale ainda… calma aí! (Gabriel dá risada e pergunta para Smorigo, seu manager, se ele estaria dentro até o ano que vem: ‘se você entra no meio do ano, vale até o ano que vem?’ … a resposta ninguém soube na hora)

(Eu disse)…. Você não vai sair de qualquer maneira, tem surf para ficar no tour e vencer, então pode contar….(risos)

Ah, então, Snapper, Teahupoo (Tahiti), o Brasil com certeza e na França também.

É Gabriel, nós também iremos adorar assistir ao seu surf nessas ondas!

“    Quero muito entrar no WT… estou preparado, acho”  --Gabriel Medina
[ O ingresso no circuito no meio do ano dá direito do atleta competir até a etapa de Pipeline, em dezembro, quando acontece um novo corte. Gabriel terá que se manter entre os 32 melhores surfistas do mundo ao final do ano, para prosseguir competindo em 2012. Isso não será muito difícil se ele mantiver esse desempenho.]


Fonte:ESPN

Crédito da imagem: Levy Paiva / ESPN
Aéreos e mais aéreos - Foto: Levy Paiva / ESPN
Rasgadas e mais rasgadas - Crédito da imagem: Levy Paiva / ESPN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...