quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

4º Downhill Day

Ela não foi convidada, mas não se sentiu intimidada e regou todo este domingo, 13 de dezembro, de4º Downhill Day. A chuva confirmou presença logo cedo, quando começaram os preparativos do evento.
O cenário montado era propício à fotografia. Digno de ser pintado, ou grafitado, como fez o Projeto Playground, ao longo do dia. Do palco armado, amparado por banners da Prefeitura de São José dos Campos, que apoiou o evento, e da CBSK (Confederação Brasileira de Skate), que o oficializou como última etapa do Circuito Brasileiro de Skate Downhill, descia um tapete úmido de asfalto brilhante, que só parava de escorrer no horizonte da Serra da Mantiqueira.

O evento teve abertura às nove horas da manhã, quando pingaram os primeiros skates na descida. E se havia alguma dúvida sobre a possibilidade de ali ser praticado o downhill, as manobras de aquecimento abalaram qualquer desconfiança.

A história conta que o skate nasceu do surfe, pois ele nunca esteve tão próximo de sua origem. O “leque d’água” jorrado em cada rodinha dava o tom do real significado de esporte radical - coincidência ou não, os primeiros colocados foram contemplados com pranchas de surfe. Os atletas venciam os 350 metros de ladeira e retornavam ao topo da rampa encharcados do respeito do público presente, que debaixo de tendas e guarda-chuvas aplaudiam a técnica e a coragem dos participantes.

Trovão não houve; o único estrondo a rasgar o dia de festa foi o das bandas “Estrela de Davi” e “Lo-Fi”. Enquanto os presentes curtiam o som dos grupos, os atletas, divididos em cinco categorias, desfilavam manobras sob a locução impecável de Cristiano Duarte, o “Cri”, e os olhares criteriosos dos árbitros oficiais André Bozato “Magriça”, Ricardo Mikima, Zequinha Rapanelli, José Carlos "Birinha" e Marco Ubaldo.

A ladeira foi aberta pela categoria Downhill Slide Iniciante, e a mulecada fez bonito ao demonstrar um altíssimo nível na execução das manobras, aumentando a responsabilidade dos amadores. Melhor para Renato Campos, Vinicius Matias e Leandro Campos que foram mais ousados e eficientes e ficaram com as três primeiras posições, respectivamente.

Em seguida, foi a vez do Longboard Iniciante, com a seguinte classificação: 1º Luigi Rapanelli, 2º Pedro Henrique e 3º Lucas Librantz, este último, local da ladeira do Urbanova, com menos de um ano de skate.

Na sequência, a descida ficou perfumada, provando, mais uma vez, que é possível ser feminina e radical. A mulherada judiou da ladeira sem perder o charme. Premiação para Christie Aleixo, a local Brunna Separovick e Cristiane “Cris punk”. Por fim, rampa liberada aos amadores. A começar comDownhill Slide, que teve Jailson de Souza, Marcelo Costa e Kauê Messaque nas três primeiras posições. A última categoria foi a Longboard Amador, com os bem sucedidos Thiago Bomba, Hilton Junior “Tatá” e Diego Polito, que fecharam o dia de competições, já no cair da noite.

A cereja do bolo foi a rampa posicionada na ladeira para eleger o “Best Trick”, a melhor manobra. E o skate vencedor foi o de Michel Frederico, local da ladera, que se destacou pelo estilo agressivo e elaborado de seus movimentos.
135 atletas participaram do evento e foram os protagonistas desse dia dedicado ao skate. Mais do que isso, foram solidários. Com as inscrições, a ÍSH Produções, realizadora do evento juntamente com a prefeitura, arrecadou 236 quilos de alimentos não perecíveis, destinados a AAFLAP (Associação de Apoio aos Fissurados Lábio-palatais).

A ÍSH Produções exaltou o sucesso de mais uma edição: “Apesar de estar frio e chovendo, ficamos surpresos com a quantidade de pessoas que vieram prestigiar o evento. Os atletas mostraram muita coragem e um nível técnico altíssimo mesmo no piso molhado. Definitivamente, esse domingo ficou marcado na história do downhill brasileiro e fechamos o circuito com muito sucesso”. A organização, na voz de Victor Gardelim, ainda aproveitou para agradecer a todos os que trabalharam durante o ano para que se cumprisse mais esta edição do Downhill Day.
Pelo jeito, só faltou o sol neste domingo do 4º Downhill Day. Azar do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...