terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O maior campeonato de ondas grandes do mundo...

Começou no dia 8 de Dezembro, o maior campeonato de ondas grandes do mundo na praia de Waimea Bay, no Havaí. O campeonato comemora este ano 25 anos de existência com ondas de 25 a 30 pés (7 a 9 metros). Entre os competidores, Carlos Burle, o único brasileiro convidado a participar do campeonato.

Uma das regras do campeonato é a proibição do uso de tow-in, ou seja, o uso jet skis para entrar nas ondas. Eddie Aikau é um campeonato de ondas grandes de remada. O vencedor embolsará o valor de US$ 55 mil.

O campeonato é uma homenagem ao havaiano Edward Ryan Makua Hanai Aikau, conhecido como Eddie Aikau, surfista e salva-vidas. O havaiano ficou famoso por ser torna o primeiro salva-vidas de Waimea Bay e da ilha de Oahu, também como surfista de big waves do Hawaii.

Em 1978, Polynesian Voyaging Society, uma organização sem fins lucrativos destinada a pesquisa e a educação, baseada em Honolulu, no Hawaii, procurava voluntários para seguir uma rota antiga de 4 mil km pelo mar entre o Havaí e o Taiti. Eddie, com 31 anos na época, se juntou a equipe e deixou o Havaí no dia 15 de março de 1978. A canoa que estava começou a encher de água e virou a 19 milhas da ilha de Molokai. Na tentativa de buscar ajuda, Eddie pegou sua prancha e remou em direção a ilha de Lanai. Mais tarde, toda a tripulação da canoa foi resgatada pela guarda costeira, Eddie nunca mais foi visto.

Sua história vive até hoje e seu nome ficou conhecido no mundo inteiro. Frases como “Eddie Would Go” (Eddie iria) pode ser encontrada em camisetas e adesivos. Todos os anos ele é homenageado com o The Quicksilver Big Wave Invitational in Memory of Ediie Aikau em Waimea Bay.

Camiseta

Na Sunpeak você tem a oportunidade de adquirir a camiseta (Quiksilver) comemorativa da competição. Garanta já a sua.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...